segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O NEPUC está de volta à Universidade de Coimbra


Com o objectivo de permitir à Juventude Popular aproximar-se dos estudantes e das suas dificuldades e aumentar a sua capacidade de intervenção, foi eleito o Núcleo de Estudantes Populares da Universidade de Coimbra (NEPUC).


A Comissão Executiva do Núcleo tem como presidente Gustavo Bonifácio, de Economia, vice-presidente Ricardo Antunes, de Direito, secretário Fernando Capela, de Estudos Europeus, e vogais André Ferreira, de Geografia, Tiago Marques, de Psicologia, e André Lopes, de Contabilidade e Gestão Pública.
Da Mesa do Plenário do Núcleo fazem parte como presidente Susana Gomes, de Gestão, vice-presidente Ricardo Ferro, de Estudos Europeus e Design e Multimédia, 1.º Secretário Armando João, de Economia, e 2.º Secretário Bruno Pires, de Engenharia Mecânica.
Esta é mais uma etapa cumprida no caminho da Juventude Popular, que pretende fazer cada vez mais e melhor pela juventude e, neste caso particular, pelos estudantes.
"A JP de Coimbra apoia, naturalmente, este NEPUC agora eleito e trabalhará em conjunto com este grupo de excelência em prol de um mesmo objetivo, a defesa dos interesses dos jovens", refere a estrutura em comunicado.

Juventude Popular revê-se no novo regulamento de Bolsas de Estudo


Dr. Nuno Crato, Ministro da Educação e da Ciência


A Juventude Popular revê-se no novo regulamento de Bolsas de Estudo do Ensino Superior apresentado pelo Governo.


Este é um regulamento que beneficia quem mais precisa. Ao contrário do regulamento anterior, na nova fórmula de cálculo do rendimento do agregado familiar, cada membro conta como uma unidade para o cálculo do rendimento per capita, beneficiando assim as famílias mais numerosas, garantindo ainda salvaguardar os agregados familiares menos numerosos. Este documento contempla uma das grandes lutas da passada legislatura por parte dos deputados do CDS-PP, sendo que as bolsas de estudo atribuídas a estudantes do ensino superior deixam de ser contabilizadas no cálculo do rendimento do agregado familiar, o que fará com que as famílias com mais do que um filho não sejam prejudicadas. Por outro lado contempla ainda o benefício aos estudantes institucionalizados, que recebem automaticamente a bolsa máxima.
Uma das outras grandes mudanças deste regulamento está nos escalões de rendimento. E quanto mais alto for, maior será a percentagem para efeitos de cálculo da pensão. Até 10 mil euros irá contar 5 por cento; entre os 10 mil e os 40.245, contará 10 por cento; e acima dos 40.245 até aos 100 mil euros, 20 por cento. Os estudantes cujos agregados familiares possuem um património mobiliário superior a 100 mil euros não poderão, como até agora, ser elegíveis.
O regulamento contem ainda um princípio fundamental da Juventude Popular, em que o apoio social para estudar deve ser dado com o princípio da competência e do mérito, e a partir do ano lectivo 2012/2013 será reforçada a exigência de aproveitamento escolar dos estudantes, que passará dos actuais 50% para 60%, e o número mínimo de créditos necessários para concluir um semestre de estudos passará de 30 para 36.
A Juventude Popular acredita que este novo regulamento beneficia os estudantes, contudo aguarda pelo impacto através dos resultados após a atribuição das bolsas de estudo por parte dos serviços de acção social.

Miguel Pires da Silva é o novo Presidente da Juventude Popular Nacional

Miguel Pires da Silva é o novo Presidente da Juventude Popular, eleito no XVIII Congresso Nacional, realizado em Lamego.



 
Miguel Pires da Silva, de 28 anos, vereador do CDS-PP na Câmara Municipal de Ponte de Lima, foi eleito Presidente da Juventude Popular no XVIII Congresso Nacional da estrutura, realizado nos dias 23 e 24 de Julho em Lamego.


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Dr. Paulo Portas em Anadia!

O CDS-PP e a JP de Anadia convidam-no(a) a estar presente na Rentrée do Distrito de AVEIRO com a presença do Presidente do Partido e Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros Dr. Paulo Portas, dos Deputados à Assembleia da República pelo Distrito de Aveiro (Dr.Raul Almeida e Dr.ª Teresa Anjinho) e do Presidente da Comissão Política Distrital (Eng.º António Loureiro), no próximo dia 17 de Setembro, Sábado, às 17H00, no Auditório do Museu do Vinho da Bairrada, em Anadia.

João Tiago Castelo Branco
(Presidente do CDS-PP de Anadia)